

Imagens inéditas gravadas por uma câmera de segurança de uma residência mostram o momento em que um tornado passa pelo município de Dionísio Cerqueira, no Extremo Oeste de Santa Catarina, na tarde de sexta-feira (7). Em decorrência dos estragos, com até mesmo uma casa arrancada por inteiro do solo, a cidade precisou decretar situação de emergência horas depois.
O vídeo marca o horário: eram 16h06min do dia 7 de novembro. As imagens obtidas pela NSC TV mostram, primeiro, brinquedos pendurados no telheiro da residência. Os objetos começam a balançar, como se o vento estivesse soprando naquela direção, normalmente.
Poucos segundo depois, os brinquedos começam a balançar de forma intensa e descontrolada. É possível ver folhas de árvores voando pela rua, assim como uma caixa de papelão. Menos de 10 segundos depois, os próprios brinquedos desaparecem, levados pelo vento, assim como o telheiro onde eles estavam.
Nos segundos seguintes, o vento se torna tão forte que só é possível ver um borrão na imagem, com tudo voando. Ainda assim, do outro lado da rua, o vídeo mostra uma casa voando por inteiro. Ainda era 16h06min quando o vento para, restando só a destruição.
A Defesa Civil confirmou, ainda no sábado (8), a passagem de três tornados no Oeste catarinense. Além de Dionísio Cerqueira, Xanxerê e Faxinal dos Guedes também foram atingidos.
De acordo com a Defesa Civil, os tornados tiveram curta duração, mas provocaram danos intensos e concentrados. Em Dionísio Cerqueira, foram registradas quedas de árvores, destelhamentos e interrupção temporária no fornecimento de energia elétrica.
Mín. 15° Máx. 23°





