Santa Catarina santa catarina
Mar pode avançar novamente sobre faixa de areia em praias de SC nos próximos dias
Defesa Civil emitiu aviso de mar agitado que vale até terça-feira (14); risco é de maré alta é maior no Norte do Estado
14/10/2025 06h25
Por: Redação Fonte: nsctotal
(Foto: Banco de imagens)

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um aviso de mar agitado para esta segunda (13) e terça-feira (14). Segundo o órgão, apesar da altura das ondas serem relativamente baixas — inferiores a dois metros — a modulação de leste pode provocar o avanço do mar em algumas praias nos dois dias, especialmente no Norte catarinense, apesar das chances serem baixas por conta da influência da fase da lua.

 

Participe do grupo de  Whatssapp e Instagram receba as principais notícias.

 

Na terça-feira (14), há condições para agitação marítima nas regiões entre a Grande Florianópolis e Litoral Sul. Neste dia, conforme a Defesa Civil, as ondas podem ficar entre dois a 2,5 metros de direção sudeste, devido à intensificação dos ventos de quadrante sul em alto mar.

No entanto, nesta segunda-feira, não houve registros de “invasão” do mar em praias catarinenses, de acordo com a Defesa Civil. O órgão informou ao NSC Total que a possibilidade de maré alta nos dois dias é mínima, uma vez que a Lua está na fase minguante. Por isso, a maré astronômica — movimento periódico de subida e descida do nível da água causado pela atração gravitacional da Lua e do Sol sobre a Terra — não estará tão alta quanto na semana passada, quando várias praias catarinenses foram “engolidas” pelo fenômeno.

Ainda assim, por conta da agitação marítima, a recomendação da Defesa Civil é evitar atividades de navegação, pesca, esportes marítimos e banho de mar.

Impactos da maré alta no Estado

Em 2025, ao menos oito municípios de Santa Catarina já decretaram situação de emergência devido aos efeitos da erosão costeira, marés de tempestade e ressacas que vêm atingindo o litoral catarinense.

As ocorrências foram registradas em Balneário Barra do Sul, Passo de Torres, Barra Velha, Itapoá, Garopaba, Itapema, São Francisco do Sul e Florianópolis, segundo decretos publicados pelas prefeituras e homologados pela Defesa Civil.

Na semana passada, a Prefeitura de Florianópolis decretou estado de emergência por conta dos estragos causados pela erosão marítima. No bairro dos Ingleses, muros de casas e postes de iluminação pública foram atingidos pela força da maré alta e da ressaca.

Estragos em praia de Florianópolis tiveram “tempestade perfeita” e estudo alertou para risco

No bairro do Norte da Ilha, ondas de até 1,40 metro avançaram sobre a faixa de areia e alcançaram estruturas residenciais. Ainda de acordo com a Defesa Civil, 12 propriedades foram afetadas pela força das ondas. Além disso, cinco postes de iluminação foram comprometidos — três caíram na praia e dois estão inclinados.

Outras cidades catarinenses foram afetadas

A ressaca da última semana atingiu outras regiões do Litoral Norte catarinense. Itapema decretou situação de emergência na última terça-feira (7), enquanto Barra Velha e São Francisco do Sul registraram danos semelhantes.

Desde março, Passo de Torres, Balneário Barra do Sul, Garopaba e Itapoá também decretaram emergência por causa da erosão e das fortes marés.