Uma megaoperação nacional contra crimes de abuso sexual infantil foi deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (8). Mais de 190 mandados estão sendo cumpridos em 16 estados brasileiros, inclusive em Santa Catarina. Até o momento, 55 pessoas foram presas e duas vítimas foram resgatadas em todo o país.
Conforme a Polícia Federal, a operação cumpre 182 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão preventiva. Em SC, foram cumpridos mandados de busca em Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Joinville, Chapecó e Balneário Gaivota. Durante as buscas em Palhoça, Joinville e Chapecó foram realizados flagrantes com prisão, uma em cada cidade.
Em Joinville, agentes das polícias Civil e Científica, cumpriram um mandado de busca e preensão no bairro Iririú, contra um investigado de 25 anos após denúncias recebidas na delegacia. As investigações seguiram com elementos que indicavam armazenamento e distribuição de cenas de abuso sexual infantojuvenil. Durante as buscas foi apreendido um aparelho celular e o investigado preso em flagrante.
Em Brusque, a operação acontece com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), por meio do CyberGaeco. Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos no município.
A megaoperação acontece nos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Somente em 2025, entre janeiro e setembro, a Polícia Federal já cumpriu mais de 1.630 mandados de prisão de foragidos condenados por crimes sexuais.
A Polícia Federal alerta pais e responsáveis sobre a importância de acompanhar e orientar o uso da internet por crianças e adolescentes, conversando abertamente sobre riscos e ensinando como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais. A prevenção e a informação são as ferramentas mais eficazes para garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes.