Segurança Lages
Idoso é preso após ofensas racistas contra funcionárias de clínica em Lages
Caso foi registrado pela Polícia Militar como injúria racial
09/10/2025 06h20
Por: Redação Fonte: nsctotal
(Foto: NSC, Arquivo)

Um homem de 62 anos foi preso após ofender funcionárias de uma clínica médica, em Lages, na Serra catarinense. O caso aconteceu na manhã de terça-feira (7).

 

Participe do grupo de  Whatssapp e Instagram receba as principais notícias.

 

Segundo as informações repassadas pela Polícia Militar, as funcionárias relataram que o homem reagiu de forma agressiva ao ser informado sobre o atendimento, utilizando termos como “macaca”, “preta” e “nojenta”. Uma testemunha confirmou ter presenciado as expressões discriminatórias.

Quando a polícia chegou, encontrou o suspeito já contido por um policial penal. Com base nos relatos e nas evidências, ele foi preso em flagrante por injúria racial. 

A injúria racial é a ofensa à honra de alguém usando a raça, cor, etnia ou origem da pessoa como alvo. Desde 2023, a Lei nº 14.532 equiparou-a ao crime de racismo. A pena é de reclusão de 2 a 5 anos e multa.

Clínica se manifestou

Em nota oficial, a clínica em que tudo aconteceu falou sobre o caso e repudiou as ofensas. Confira na íntegra:

A Clinitrauma repudia veementemente qualquer forma de racismo, discriminação ou violência verbal, especialmente em um ambiente que tem como propósito cuidar de pessoas e promover o bem-estar. O episódio ocorrido na manhã desta terça-feira (7), envolvendo injúria racial contra colaboradoras da clínica, causa profunda indignação a toda nossa equipe. Reforçamos que atitudes como essa não refletem, sob nenhuma circunstância, os valores da Clinitrauma, que sempre pautou sua atuação no respeito, na empatia e na igualdade. Prestamos total apoio às nossas colaboradoras e colaboramos integralmente com as autoridades para que todas as medidas legais cabíveis sejam tomadas. A Clinitrauma seguirá firme em seu compromisso com a ética, o respeito e a valorização da diversidade humana. Racismo é crime e não será tolerado.