Santa Catarina santa catarina
A praia de SC considerada “perfeita” pela 10ª vez em ranking internacional
Praia Grande, em Governador Celso Ramos, tem a Bandeira Azul desde a temporada de 2016/2017
07/10/2025 06h05
Por: Redação Fonte: nsctotal
(Foto: Lucas Amorelli, Arquivo DC)

Localizada em Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis, Praia Grande foi reconhecida pelo décimo ano consecutivo com o selo Bandeira Azul, na última sexta-feira (3). Ela é a praia que tem o reconhecimento há mais tempo em Santa Catarina. O prêmio, concedido pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE), reconhece critérios como água com qualidade, gestão ambiental, segurança, infraestrutura, preservação patrimonial e educação ambiental.

 

Participe do grupo de  Whatssapp e Instagram receba as principais notícias.

 

Praia Grande tem a Bandeira Azul desde a temporada de 2016/2017, e vem renovando o selo anualmente. A Lagoa do Peri, em Florianópolis, também é premiada há dez anos, desde 2015/2016, mas teve a renovação interrompida na temporada de 2021/2022.

Conheça Praia Grande

Praia Grande tem cerca de um quilômetro de extensão e uma paisagem paradisíaca, que inclui areia branca, água morna e a orla cercada de vegetação. Em temporadas em que há alta de casos de virose no litoral de Santa Catarina, alguns turistas optam por ir até o local justamente por conta da Bandeira Azul.

— O principal motivo de termos vindo é a Bandeira Azul. Às vezes, quando a gente vem a Santa Catarina, temos problemas com virose, então resolvemos vir para cá. Estamos gostando demais. A água é quentinha e a praia é limpa — explica a turista gaúcha Kauane Gomes, de 30 anos, que visitou a praia com a cunhada e uma amiga no início do ano.

Outro atrativo é que Praia Grande tem uma infraestrutura completa para quem quer curtir um dia na praia. Há quiosques, ambulantes circulando, banheiros e um chuveiro, além de passeios de “banana boat”.

— Conhecemos a praia através de amigos. Estamos gostando muito. A praia é bonita e o mar é bom. O diferencial daqui é que a praia é tranquila, tem menos movimento — diz o turista gaúcho Fabio Freitas, de 41 anos, que já havia ido a outras praias de Santa Catarina antes de conhecer Governador Celso Ramos.

Praias e marinas com Bandeira Azul em SC

A Bandeira Azul é concedida anualmente por um júri internacional. Nesta temporada, Santa Catarina voltou a ser o Estado mais premiado do Brasil, com seis praias a mais em relação ao ano passado. O selo internacional é considerado o “Oscar” dos balneários. Em segundo lugar ficou o Rio de Janeiro. A iniciativa avalia gestão ambiental, qualidade da água e infraestrutura turística.

Além das 26 praias, cinco marinas também foram aprovadas no quesito turismo sustentável.

Os destaques foram Bombinhas e São Francisco do Sul, únicos municípios do país a conquistar cinco praias premiadas cada um. Em Bombinhas, foram reconhecidas as praias da Conceição, Quatro Ilhas, Tainha, Mariscal e a Prainha de Mariscal. Já em São Francisco do Sul, receberam a premiação as praias do Ervino, Ubatuba, Forte, Praia Grande e Prainha da Saudade, além da Marina VillaReal, que também integra a lista de contemplados.

Entre os reconhecimentos inéditos a Santa Catarina estão a Praia Vermelha, em Penha, e a Praia dos Molhes do Atalaia, em Itajaí. Para receber o selo, os locais passam pela aprovação do Júri Internacional do programa, responsável por avaliar 50 praias e 10 marinas em todo o país, marca que mantém o Brasil na liderança Sul-Americana em turismo sustentável.

Veja todos os 31 destinos premiados em SC