Mais de 500 quilos de alimentos estragados – a grande maioria de origem animal -, foram apreendidos e descartados durante fiscalizações no município de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina.
A fiscalização foi realizada pela Polícia Civil de Santa Catarina, por meio do CAOAGRO/PCSC (Centro de Apoio Operacional de Combate aos Crimes contra o Agronegócio).
Durante as inspeções, foram constatadas diversas irregularidades, como produtos vencidos, ausência de comprovação de origem, embalagens danificadas, itens conservados inadequadamente e alimentos impróprios para o consumo.
Também foram constatadas irregularidades nos ambientes que estão em desacordo com as normas higiênico-sanitárias.
Em Chapecó, foram vistoriados 15 estabelecimentos que realizam atendimento direto ao consumidor e à cadeia de distribuição de alimentos.
Essa operação faz parte do POA (Programa de Proteção Jurídico-Sanitário dos Consumidores de Produtos de Origem Animal), coordenado pelo MPSC (Ministério Público de Santa Catarina).
A ação contou ainda com apoio da Polícia Militar de Santa Catarina, da Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina), do MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária) e da Vigilância Sanitária.